Orçamento

Se você não encontrou o destino desejado na nossa lista de pacotes, preencha o formulário abaixo, informando para onde deseja viajar e em qual data, que lhe enviaremos uma proposta.

Entraremos em contato em breve.
Aguarde

Blog da Original Way

Xochimilco

Março 19, 2016 9:48 pm

O México é um destes destinos mágicos e improváveis: arquitetura, gastronomia, cultura e arte desenvolvidos em um berço árido e desértico. Capital do país, o Distrito Federal é uma grande metrópole com atrações que provocam os sentidos. Conheça Xochomilco: o passeio mexicano com Tequila, cores e Mariachis!

O distrito de Xochimilco, localizado a 20 km do centro da capital era habitado por indígenas antes da chegada dos espanhóis à região. É cortado por 190 km de canais e cercado por “chinampas”, férteis terras flutuantes que alimentaram a civilização asteca e que hoje servem principalmente para o cultivo de flores e plantas carnívoras.

A “trajineras” percorrem os canais de forma mais divertida do que as gôndolas de Veneza: são cores e estilos variados que garantem que nenhum passeio é igual ao outro. A bordo cabem até 20 pessoas e os motivos dos passeios são os mais variados: aniversários, reuniões e até casamentos! Existem hoje cerca de 3.900 “trajineras” com mariachis a bordo ganhando uns trocados para animar as embarcações.

No idioma nahuátl, falado pelos astecas, Xochimilco pode ser traduzido como “lugar onde as flores crescem”, e, ao redor de seus canais, não há nem sinal dos enormes edifícios que dominam o cenário da capital mexicana. O que se destaca, sim, é uma paisagem recheada de árvores e pontuada por espaçosas estufas, onde o turista pode comprar lindas flores.

Comprar, aliás, é algo que pode ser feito de maneira interminável no local. A todo momento barqueiros se aproximam das “trajineras” para tentar vender uma colorida miríade de produtos ao turista: em oferta, há artesanatos de prata, sombreros, ponchos e tapeçarias. Na área etílica e gastronômica, os destaques são a “michelada” (a imperdível receita que mistura cerveja, suco de limão, molho inglês, molho de pimenta, chilli em pó e sal) e espigas de milho temperadas com chilli.

Por sua história e paisagens, Xochimilco é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. E o lugar é também cercado de lendas: em umas das áreas dos canais está a “Isla de las Muñecas” (Ilha das Bonecas), onde o visitante pode observar diversas bonecas (algumas com aspecto um tanto tenebroso) penduradas em galhos de árvores. A instalação foi feita por um antigo morador de Xochimilco e é um memorial a um menina que teria se afogado em um dos canais das redondezas.

Para desfrutar de todos os atrativos de Xochimilco, tente alugar uma “trajinera” por pelo menos três horas.

Pontos de embarque: Há nove pontos de embarque de “trajineras” espalhados por Xochimilco. O melhor deles é a estação Nativitas, que oferece grande oferta de embarcações, uma enorme quantidade de tendas de artesanatos e infraestrutura com restaurante e banheiro.

 

(conteúdo original em UOL Viagens e Mexico Destination)